Como funcionam as ligas profissionais de Futebol nos EUA
Como você deve saber, as ligas de futebol profissional nos EUA são bem diferentes do que conhecemos no Brasil (e na grande parte do mundo), onde a confederação do país organiza os seus torneios e divisões (com rebaixamento, acesso, etc).
Nos EUA, cada liga é “independente” e possui a sua organização 100% voltada ao desenvolvimento da liga em si. Um modelo muito mais voltado ao “business” e à tornar a liga maior e mais lucrativa (eventualmente o nível esportivo cresce junto). É o mesmo modelo adotado pelas ligas gigantes de outros esportes como a NFL, NBA, NHL, MLB.
Muitas pessoas costumam utilizar o formato de “pirâmide” (foto no topo da página) para organizar as ligas nos EUA. Afinal, como não existe rebaixamento/acesso, teoricamente não existe liga que esteja no topo de outra. Ou seja, essa ilustração é demonstrativa pelo poder financeiro das equipes de cada liga e, consequentemente, o esperado nível técnico de cada liga como um todo.
Vamos conhecer as principais ligas profissionais e algumas características delas:
Major League Soccer (MLS)
No topo da pirâmide está a Major League Soccer (MLS), considerada a maior liga de futebol profissional no país. A MLS é dividida em duas conferências, a Conferência Leste e a Conferência Oeste, cada uma composta por várias equipes. A liga reúne alguns dos jogadores mais talentosos do mundo e esse número aumenta a cada ano, e atrai uma base de fãs significativa.
Cada equipe da MLS é uma “franquia”, que precisa se encaixar em diversos critérios extremamente rigorosos para serem “aceitas” na liga (desde investimento mínimo para contratar jogadores, dinheiro para construir um estádio, investir em sua academy, etc). Atualmente, em 2024, a MLS se tornou a 2a maior liga em público presente nos estádios do mundo, ficando atrás apenas da Premier League (Inglaterra).
United Soccer League (USL)
Logo abaixo da MLS está a United Soccer League (USL), que inclui duas divisões: o USL Championship e o USL League One.
A USL Championship é o segundo nível do futebol profissional nos Estados Unidos, oferecendo um ambiente competitivo para que as equipes mostrem suas habilidades. É a segunda maior liga em investimento, com equipes já tradicionais que contam com uma boa base de torcedores. Algumas equipes batem de frente com as “piores” equipes da MLS, sendo um nível que está cada dia mais próximo.
A USL League One serve como plataforma para desenvolver talentos e nutrir jovens jogadores. Sendo uma liga onde as equipes possuem menos investimento financeiro e precisam apostar em jovens que querem iniciar a sua carreira e serem expostos.
MLS Next Pro
Recentemente, a MLS lançou outra liga profissional nos EUA, voltada para desenvolver jovens jogadores que não encontram espaço nas equipes principais com o grande número de jogadores de nível mundial que são contratados por elas.
A liga foi criada para as equipes “B” das equipes da MLS possam disputar, junto com novas franquias que podem se juntar à liga para quem sabe um dia crescerem para a MLS.
National Independent Soccer Association (NISA)
Descendo mais na pirâmide, encontramos a National Independent Soccer Association (NISA). Fundada em 2017, a NISA busca oferecer uma liga de futebol profissional acessível a todos, enfatizando o envolvimento comunitário e incentivando o crescimento do futebol em diferentes regiões dos EUA.
Cada liga possui suas características, mas todas são portas de entrada para os atletas que saem das Universidades. Todas as ligas estão de olho nos destaques e podem contratar esses jogadores.
Ou seja, antes de pensar em entrar em uma liga profissional, você precisa primeiramente se provar no nível universitário.
Caso deseje iniciar o seu acompanhamento com a gente, primeiro precisamos avaliar o seu perfil: