O SAT (Scholastic Assessment Test) é um dos principais exames de admissão em universidades americanas. Um bom desempenho neste exame é um grande passo em direção do sonho de conseguir a aprovação para cursar o ensino superior nos Estados Unidos. Neste post vamos dar 10 Dicas para se dar bem no SAT e conseguir os melhores resultados possíveis na prova.

1. Se preparar com antecedência

Não vai dar bobeira e começar a estudar em cima da hora né? Presta atenção no que dizem os especialistas: o estudante deve se preparar com pelo menos 1 ano de antecedência. É ideal que a partir do momento que você decida fazer o exame, comece a se preparar, fazer simulados ou até mesmo fazer a própria prova para se familiarizar e entender como funciona.

Lembrando que você pode fazer o SAT quantas vezes quiser, a maior nota é a que vai ser considerada pelas universidades.

2. Focar em desenvolver pensamento crítico, lógico e ágil

Não adianta estudar errado né?! Apesar de o SAT ser uma prova que avalia conhecimentos obtidos durante o Ensino Médio, você não deve focar em tópicos específicos e sim em estimular o raciocínio lógico para compreender as questões e desenvolver habilidade para resolvê-las. Mais uma vez, a melhor forma de executar esta dica é realizando simulados do SAT.

3.  Procurar portais para auxiliar nos estudos

Se você vai estudar por conta própria, pega essa dica! Nem só de whatsapp e instagram vive a internet, né?  Existem diversos sites que disponibilizam materiais de estudo de qualidade e simulados. O próprio College Board (instituição responsável pelo SAT) disponibiliza o Khan Academy, um dos portais mais completos para te dar um help nos estudos para o exame. Essa é uma das melhores dicas para se dar bem no SAT. Além de sites existem também aplicativos com ferramentas que podem ajudar bastante na hora de se preparar.

4. Ler e assistir conteúdos em inglês

Uma das formas de garantir a fluência e estar com o inglês 100% para a prova é ter o idioma no seu dia-dia. A melhor alternativa para isso é estar sempre ligado em livros, textos ou revistas em inglês e assistindo filmes, séries e programas sem legendas ou com as legendas também em inglês.

5. Administrar o tempo

Uma das maiores dificuldades apresentadas pelos alunos que fazem o SAT é administrar o tempo no dia da prova. Uma das dicas para se dar bem no SAT e evitar este problema é  ficar de olho no relógio e fazer simulados cronometrados para pegar a prática de fazer as provas no tempo certo.

6. Fazer uma lista com suas principais dificuldades

Após um certo tempo de estudos é natural que você note mais facilidade em determinadas áreas e tipos de questões e mais dificuldade em outras. É importante listar em quais pontos você encontra mais dificuldade de evoluir e trabalhar com mais intensidade neles. Isto otimizará o seu tempo de estudo.

7. Organizar sua rotina

Como além de estar se preparando para o exame você provavelmente também estará se preparando para mandar bem em campo é extremamente importante ter uma rotina organizada. Estabelecer horários para estudar cada assunto e conciliar com cuidado o seu tempo de estudo e treinos é uma das dicas para se dar bem no SAT, esteja bem preparado.

8. Determine objetivos

Quando estamos nos preparando para uma prova com muito conteúdo como o SAT é fácil em algum momento dar uma desligada, ficar no mundo da lua. Ao invés de pensar em estudar vários temas, fazer centenas de questões, concentre-se em traçar objetivos para cada dia de estudos. Por exemplo, “eu vou conseguir 75% deste questionário prático hoje” ou “eu vou terminar de escrever uma redação pequena nesta tarde”.

9. Revisar matérias

Após ter estudado todo conteúdo, volte a lista dos pontos que você teve mais dificuldades e dê aquela revisada. Isso fará com que os conteúdos fixem mais em sua cabeça e estejam ainda fresquinhos no dia do exame.

10. Os dias anteriores e o dia da prova

Não vai vacilar e estudar ou fazer testes nos 3 dias antecedentes a prova! Isso pode causar muita tensão e estresse. No dia anterior, tenha aquela boa noite de sono para estar ligadão e bem disposto para enfrentar tranquilamente as horas de prova. E quando o dia tão esperado chegar, procure se manter tranquilo e confiante de toda sua preparação. Vai dar tudo certo!

Menu
Quero iniciar o processo!